Na Areia

Tudo sobre as praias de Salvador – Blog do 6º semestre de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia para a disciplina Jornalismo Online

Rogério Vasconcelos: um profissional da prancha

Rogério Vasconcelos se preparando para surfar. Foto: arquivo pessoal.

Por Clara Luz

Tudo começou como uma brincadeira, quando ele ganhou de um tio uma prancha de isopor aos 12 anos, lá nos idos de 1986. Mas a brincadeira ficou séria e hoje Rogério Vasconcelos, 38 anos, surfa todos os dias religiosamente na praia de Jaguaribe, em Salvador. Começou a surfar com amigos, por influência deles, em uma prancha chamada de shortboard que é considerada mais difícil para iniciantes da prática, por ser menor – como o nome diz – e dificultar o equilíbrio, além de proporcionar mais velocidade. “Eu não me interessei de imediato pelas pranchas longboards. Achava que para competir teria que ser com as pranchinhas. Longboard era passatempo”, conta.

Rogério tornou-se profissional da shortboard, mas em 2004 resolveu arriscar e se inscreveu em um campeonato de surf de longboards no Nordeste. “Eu sou campeão brasileiro de 2006, 2007, 2008, e 2010 em longboard. E campeão latino americano em 2009, mas por incrível que pareça tive e tenho dificuldades com relação ao patrocínio. No primeiro ano em que fui campeão brasileiro, teria direito à bolsa atleta, porém esta foi disponibilizada apenas para esportes olímpicos. Isso foi o que me disseram”, explica.

Vasconcelos ressalta que é muito complicado se manter no esporte e competir em eventos fora da Bahia sem patrocínio, mas nunca pensou em deixar de surfar. “O amor pelo surf é maior do que qualquer dificuldade. A sensação de estar em cima de uma prancha é indescritível. É o que eu nasci para fazer e vou continuar praticando até o fim da vida”, afirma.

Rogério surfando em Jaguaribe. Foto: arquivo pessoal.

Esse amor pelo surf fez com que ele abrisse uma loja chamada “Rogério Vasconcelos surf shop”, em 2004, também em Jaguaribe. O objetivo foi vender acessórios relacionados ao surf, consertar pranchas e ter um ponto de encontro com os amigos. “Surfar com os amigos é sempre melhor. Teve uma vez que nunca vou esquecer. Eu tinha ido ao Panamá participar de uma competição e acabei revendo vários amigos de longa data que conheci nas viagens. Surfamos juntos ondas de mais de 5 metros, foi muito emocionante. No final ainda ganhei o campeonato”, sorri. Depois de ter aberto a loja, Rogério decidiu ampliar os negócios e montou uma escolinha para “passar adiante o que o surf tem a oferecer para pessoas de qualquer idade”. Tem também uma lanchonete de comida natural no bairro do Itaigara.

Apesar dos negócios, ele treina todos os dias e conta um pouco da sua rotina. “Surfo de manhã e, quando é possível, pela tarde. Também corro na areia e nado, é bom pra manter o condicionamento físico. Gosto também de ficar em pé na prancha e usar o remo. Ajuda a ter mais estabilidade na prancha. Claro, tenho uma alimentação mais balanceada e tento dormir 8 horas por dia”.

Vasconcelos surfando com a prancha longboard. Foto:arquivo pessoal.

Pergunto, por fim, o motivo de os esportes marítimos não terem tanto destaque quanto o futebol, por exemplo. “Acredito que isso aconteça em Salvador porque não existe incentivo local, as pessoas não conhecem os esportes que envolvem o mar. Há uma imagem de que é arriscado. Além de alguns produtos serem caros, por causa da importação. Outro motivo é a nossa orla abandonada, não atrai o uso”. Ele expôs seus argumentos e depois me convida a acompanhá-lo em uma aula com algumas crianças.

Perfil:

Nome: Rogério Vasconcelos Silva Arnaldo

Data de nascimento: 25/04/1974

Naturalidade: Salvador/ Bahia

Pico preferido: Jaguaribe

Ídolos no esporte: Ayrton Senna ,Kelly Slater

Posição na prancha: Goofy footer

Manobras preferidas: Tubos e batitas

Deixe uma resposta esperta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 26 de novembro de 2012 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: