Na Areia

Tudo sobre as praias de Salvador – Blog do 6º semestre de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia para a disciplina Jornalismo Online

Lixo acumulado toma conta do Porto da Barra

Por Renata Pinheiro

Banhistas e vendedores não cuidam da limpeza. Foto: Renata Pinheiro

Com a chegada do verão, a praia do Porto da Barra, ponto turístico da cidade, sofre com a sujeira deixada pelos banhistas e vendedores ambulantes. Além de prejudicial ao meio ambiente, o descaso termina prejudicando a eles mesmos. Os espetos de queijo coalho e churrasco que ficam acumulados no chão podem ferir as pessoas.

Além da sujeira na areia, há ainda lixo no fundo do mar. Os banhistas costumam entrar na água com latas de cerveja, copos plásticos, palitos de picolé e até mesmo sacos plásticos, o que acaba prejudicando a qualidade do banho e matando peixes. Falta de educação e conscientização e o descaso por parte do governo municipal são algumas das causas dessa agressão ambiental.

Latas se acumulam no fundo do mar do Porto. Foto: Bernardo Mussi

O banhista Junior Dórea, vendedor de carro, se diz muito triste com a situação do Porto. “Toda semana costumo ir mergulhar na Barra, mas quando o verão se aproxima, percebo que a praia fica mais suja, tanto a areia, quanto o mar”, lamenta.

Segundo Bernardo Mussi, mergulhador e mediador de um blog que aborda o problema nas praias, é necessário conscientizar as pessoas, enfatizando o valor e a importância dos patrimônios culturais para o desenvolvimento sustentável e sadio da cidade. “Foco minhas ações pelas praias da Barra e promovo a divulgação regular de ações e matérias pelas redes sociais, mostrando que a sujeira afeta diretamente estes patrimônios”, afirma Mussi.

Ele ainda comenta que é preciso organizar e qualificar o comércio ambulante, que contribui para o aumento no volume dos resíduos descartados nas areias e no fundo do mar. “Coletores de lixo apropriados, painéis informativos nos acessos principais das praias, explicando a história do local e o valor de seus patrimônios históricos e ambientais, postos fixos de fiscalização contra ambulantes irregulares e frequentadores que descartam o lixo inadequadamente, entre outras medidas”, são sugeridos por ele.

Prefeito eleito promete faxina no Porto. Foto: Divulgação

Com ações da prefeitura, é possível promover uma campanha para conscientizar os frequentadores da praia sobre a importância de não jogar o lixo na areia. Segundo o prefeito eleito, ACM Neto, a praia limpa significa mais emprego e mais turistas na cidade, além de mais opções de lazer para a população.

“Logo nos primeiros dias da minha administração vou promover uma faxina geral na cidade e é evidente que a praia do Porto da Barra, mundialmente conhecida, terá um tratamento especial. Pretendo mobilizar a sociedade, através de campanhas educativas, sobre a importância de preservar a praia limpa”, diz o prefeito.

Deixe uma resposta esperta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 26 de novembro de 2012 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: