Na Areia

Tudo sobre as praias de Salvador – Blog do 6º semestre de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia para a disciplina Jornalismo Online

Cães na praia trazem riscos à saúde

Por Ticiana Fontal

Barra Grande, Baía de Camamu. Fotos: Ticiana Fontal

Levar o cão para a praia é contra a lei. O que é permitido é transitar com ele por calçadões e vias públicas, desde que com coleira e guia. Os dejetos do cão podem transmitir doenças às pessoas. Um exemplo disso é o “bicho geográfico”, larvas de vermes de cães que penetram na pele da pessoa causando forte coceira.

Segundo o veterinário Luis Carlos Sousa, a presença de cães na praia “não é boa nem para as pessoas e nem para os animais”. Ele diz que há o risco do animal contrair doenças de pele ou até mesmo leptospirose, assim como pode transmitir as larvas de vermes, tanto para crianças que brinquem na areia, como para adultos. Veja uma entrevista com Luis Carlos.

Banhistas correm risco de contrair doenças

A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, exerce a vigilância nesses casos, para impedir a ocorrência e disseminação de doenças e epidemias e para reduzir os problemas de saúde pública. No entanto, muitas pessoas ainda circulam pelas areias das praias de Salvador acompanhadas do seu animal de estimação.

Mathias Jaimes, publicitário, conta que vive sozinho e seu cão é sua única companhia. Por morar há cinco minutos da praia da Barra, Mathias conta que todos os dias passeia com o seu cachorro, Bob, pelo Porto da Barra e redondezas. Questionado sobre o conhecimento da lei, ele diz que frequenta a mesma praia há dez anos e que nunca viu nenhum tipo de fiscalização quanto à presença dos bichos de estimação.

>> Veja todas as fotos desta matéria

Deixe uma resposta esperta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 26 de novembro de 2012 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: