Na Areia

Tudo sobre as praias de Salvador – Blog do 6º semestre de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia para a disciplina Jornalismo Online

Saia da rotina na academia ao ar livre

Por Cláudia Callado e Marcela Gelinski

A busca pelo corpo ideal tem ficado cada vez mais intensa, principalmente em cidades litorâneas como Salvador. Fazer uma dieta e entrar na academia é o primeiro passo para quem quer perder peso e modelar o corpo. Mas com a rotina corrida e estressante de trabalho e estudos, muitas pessoas têm buscado opções inovadoras que associem exercício físico à diversão. E é o que tem acontecido com grupos que se reúnem na areia da praia para colocar a energia para fora.

Com a proposta de sair da rotina, o professor de educação física Alexandre Winter idealizou há três anos o projeto Summer Fitness, criando um estímulo novo e atraindo o público que está cansado do ambiente fechado da academia. Inicialmente, o projeto era sazonal (durante o verão), mas devido a grande demanda, Alexandre afirma que pretende estender por todo o ano. Segundo ele, o contato com a natureza proporciona uma sensação de bem estar que estimula o aluno a retornar à aula.

Pessoas de todas as idades são bem-vindas no grupo, desde que passem por uma entrevista inicial, para saber quais as necessidades especiais que a pessoa pode ter. Cada turma tem no máximo 15 alunos, para que possa ser feito um acompanhamento direcional com cada um. Todos os exercícios são de baixo impacto, o que ajuda na percepção de equilíbrio da pessoa.

Enquanto a maioria dos homens ainda prefere a atividade convencional dentro da academia, as mulheres encontraram nos exercícios praticados na areia da praia uma nova opção. “Cerca de 80% ou mais de meus alunos são mulheres, pois elas se sentem mais a vontade”, afirmou Alexandre.

Este é o caso da secretária Adriana Lanza, 37 anos, e da estudante, Gabriela Mattos, 22. Elas são tia e sobrinha e decidiram fazer a primeira aula no projeto juntas. Por influência do próprio Alexandre, que era o personal trainer delas, trocaram o ar condicionado, as aulas de aeróbica e dança das modernas academias pela areia fofa da praia de Armação. “Já malhava com Alexandre há um tempo, mas sempre fui meio preguiçosa. Quando ele montou o projeto, me convenceu a experimentar. Gostei e, deste então, meu ânimo com o exercício físico aumentou”, contou Gabriela.

Assim como a estudante de direito, Adriana também não se arrependeu da mudança. Atualmente, a secretária pratica os treinamentos três vezes na semana, sempre às 6h, o que a fez aprender a vencer o sono. Além da inovação, outro fator influenciou na sua escolha. Apesar de quase uma década, entre idas e vindas, em academias, Adriana admite que se sente mais à vontade na praia. “Na praia, não sinto que as pessoas ficam me medindo, me encarando. Me sinto mais tranquila para treinar”, revelou.

Gabriela, de shor azul e Adriana, de short verde.

Para as duas, os treinamentos na praia são mais divertidos, menos desmotivadores e também mais eficientes. Isso porque, com os exercícios na areia a resposta vem mais rápido, ou seja, aquele “corpão” para o verão aparece em menos tempo. “O resultado aparece mais rápido e isso empolga, sim. Estimula ainda mais e não me deixa abandonar”, completou Adriana. Por trabalhar a musculatura e a parte aeróbica em conjunto, Winter afirma que o resultado aparece muito mais rápido que os outros exercícios físicos de academia.

Deixe uma resposta esperta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19 de novembro de 2012 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: